Revista 161

Page 1

Nessa edição trouxemos os últimos números do mercado de duas rodas, foram cerca de 1.198.889 motocicletas produzidas em outubro e a previsão de produção para 2022 deve alcançar 1.420.000 unidades. De fato, um número a comemorar, pois com isso o mercado de motopeças também se mantém aquecido. Só em outubro foram licenciadas 120.273 motocicletas.

O Associado em Destaque desse mês é a Pantaneiro, empresa que atua há cerca de 30 anos no mercado de roupas impermeáveis, vale a pena conferir a história de superação contada pela sócia e diretora comercial da empresa, Rafaela Guma. No Espaço Anfamoto registramos dois importantes eventos com a participação da Anfamoto. Um deles foi a inauguração do novo trecho do projeto-piloto da Faixa Azul, na Avenida dos Bandeirantes, tema esse que foi abordado na nossa matéria de capa. O outro foi o encontro da Fabia Helena, assessora da presidência da Anfamoto, com o Major Palumbo, vereador da cidade de São Paulo, que já foi bombeiro, para tratar sobre as linhas de cerol. A Anfamoto solicitou ao Major que seja feito um Projeto de Lei para o município com a finalidade de inibir essa prática criminosa e mortal.

Conforme mencionado, a nossa capa foi dedicada ao projeto piloto da Faixa Azul, já em funcionando na Avenida 23 de Maio e na Avenida dos Bandeirantes. Essa medida implantada pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, por meio da CET – Cia. de Engenharia de Trafego, já vem dando resultados muito positivos, com uma redução expressiva no número de sinistros e nos acidentes com óbito.

No caderno Sua Moto em Detalhes falaremos da bomba de ignição um importante item na motocicleta, sem ela a partida da moto não é possível. No Caderno Duas Rodas, todas as novidades do mercado de motocicletas e as novas máquinas apresentadas no EICMA 2022. Na seção Notícias veja a cobertura do 1º Salão do Scooter e do Moto Premium do Ano 2022.

Boa leitura, um excelente Natal e um 2023 repleto de saúde e paz.

Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças

Presidente:

1º Vice Presidente: 2º Vice Presidente:

1º Tesoureiros: 2º Tesoureiros:

Orlando Cesar Leone

Valério Valente Vanderley Galvão

Conselho Deliberativo - Presidente : Membros do Conselho Deliberativo:

Suplentes do Conselho Deliberativo: Membros do Conselho Fiscal: Suplentes do Conselho Fiscal:

Amarildo Severino Fernandes Alexandre Saba Carlos Alberto Fiorotti Giancarlo Vancini Gianfranco Menna Zezze Hélio Tenório da Silva

Renata Maggion Hélio Joaquim dos Santos

Divino Jorge da Silva Mônica Orlando de Oliveira Sandra Brandani Picinato

Coordenação Editorial: Editor responsável: Editor de Arte: Impresso por: Coordenação de Eventos: ANFAMOTO em Revista: Assessora da Presidência:

Bruno Cury Leone Carlos André Rafaela Guma Fabia Helena Allegrini Pereira Jacylete Abreu – MTB 825-CE

Luis Fernando L. Corrêa Gráfica MaisType

Equipe Anfamoto Equipe Anfamoto

Fabia Helena Allegrini Pereira

PUBLICIDADE & COMERCIAL

Número de Registro: 823713350

Av. Nove de Julho, 3229 Cjtos 208/209/210 Jardim Paulista CEP 01407-000 - São Paulo-SP

PABX: (11) 3052-2002 - Fax: (11) 3885-7637

E-mail: anfamoto@anfamoto.org - Site: www.anfamoto.org

A responsabilidade sobre opiniões e fatos presentes nos artigos assinados na “ANFAMOTO em Revista” é exclusiva de seus autores, não exprimindo necessariamente o pensamento desta publicação nem a posição da ANFAMOTO.
Editorial
EDIÇÃO 161 - SET/OUT 2022
UMA EDIÇÃO COM MUITA INFORMAÇÃO

Projeto

Projeto Faixa Azul: Mais que sinalização, conscientização

Sumário
item vital
motocicleta 16 20 24 Sua Moto em Detalhes Capa Caderno Duas Rodas 8 Palavra do Presidente Esperança de dias melhores e de crescimento 10 Mercado Outubro ultrapassou mais de 137 mil motocicletas produzidas 13 Associado em destaque Pantaneiro, topamos qualquer desafio! 16 20 Capa Sua Moto em Detalhes Bobinas de ignição: Um item vital na motocicleta Dicas & Lançamento 22 Aniversariantes 23 Caderno Duas Rodas 24 Notícias 26 Associados 28 14 Espaço Anfamoto Inauguração de novo trecho da Faixa Azul
São Paulo. Anfamoto se reúne com o Vereador Major Palumbo
Faixa Azul: Mais que sinalização, conscientização Bobinas de ignição: Um
na
em

Palavra do Presidente

ESPERANÇA DE DIAS MELHORES E DE CRESCIMENTO

lar a ser atacado, pois dele combatemos o desemprego, atraímos investimentos e crescimento.

O ano se iniciou com a perspectiva de que a pandemia estaria controlada, mas pelo menos até junho ainda tivemos enormes dificuldades, e ainda tivemos o pós pandemia que não foi nada fácil, a retomada foi lenta em meio a um cenário extremamente desafiador, ano de eleição e de Copa do Mundo. A eleição por si só já é um cenário hostil e de disputa, e nesse ano especialmente vimos um estágio de polarização e radicalização de posicionamentos. Precisamos sempre agir com consciência cidadã e não nos esquecermos dos valores da democracia, e de projetos que vislumbrem o crescimento da nação, com sustentabilidade e desenvolvimento econômico, e que consigam alavancar a sociedade como um todo, gerando emprego, criando políticas públicas assertivas e promovendo as reformas necessárias.

Passado o calor das eleições a reorganização fiscal e econômica é urgente, essa discussão em torno de quem será o ministro da fazenda e de quem comporá a equipe econômica, gera muito desconforto no mercado. Sem essa reorganização o câmbio não se estabilizará e com isso será bem mais difícil controlar os juros e a inflação. Os grandes problemas políticos, econômicos e sociais não foram debatidos e ainda desconhecemos o programa de governo do candidato eleito. O desenvolvimento econômico é o principal pi -

A indústria sofre há anos com a falta de investimentos que comprometeu nossa produtividade e competitividade, a reboque vem a grande carga tributária que consome grande parte dos recursos de todos os empresários brasileiros e cria um grande desincentivo ao investimento no produto brasileiro, puxando o crescimento do PIB para baixo. São necessárias grandes transições regulatórias para crescermos, o estado tem que sair das costas dos cidadãos e dos empregadores. As resistências às reformas têm que ser quebradas e é iminente a necessidade da reforma política, administrativa e principalmente da tributária.

Contudo, esperamos que o próximo ano seja de otimismo, fé e esperança renovada de que nosso País volte a crescer e que seja reconhecida a importância da indústria para o desenvolvimento do Brasil, e os caminhos nos levem ao desenvolvimento sustentável. Espero que nosso mercado continue crescendo, que o momento político-econômico não afete a liberação de crédito para o financiamento das motocicletas, que hoje é o sustento de muitas famílias. Reiteramos a nossa confiança no Brasil e em nosso compromisso em prosseguir com a construção de um legado que impulsionará o mercado de Motopeças. Muito obrigado a todos que nos acompanharam durante esse ano. Desejo um feliz Natal, com muita saúde, a todos nossos associados, amigos, parceiros, junto a seus familiares e que 2023 seja de plenas realizações, que sejamos todos parte de uma engrenagem que nos leve ao crescimento, sempre com democracia e liberdade. Um ano repleto de amor, paz, alegria e que nos traga sucesso em nossos planos e projetos.

forte abraço,

08
Orlando Cesar Leone - Presidente
Anfamoto em Revista - Edição 161

Outubro ultrapassou mais de 137 mil motocicletas produzidas

Esse foi o terceiro melhor resultado mensal em 2022

As fabricantes instaladas no PIM (Polo Industrial de Manaus), produziram 137.346 motocicletas em outubro. De acordo com os dados da Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, o volume é 26,6% maior ao registrado no mesmo mês do ano passado que foi de 108.456 unidades. Na comparação com setembro, foi registrado recuo de 1,6% com 139.622 motocicletas. Esse é o terceiro melhor resultado do ano e só foi superado pelos meses de agosto com 145.852 motocicletas produzidas e setembro com 139.622 unidades. É, também, o maior volume de produção para o mês desde 2014 quando foram produzidas 144.596 unidades.

No acumulado do ano, já foram produzidas no PIM, 1.198.889 motocicletas, volume 19,3% superior ao registrado no mesmo período de 2021 que foi de 1.005.014 unidades. Que foi também, o melhor resultado para os dez primeiros meses do ano desde 2014. No mesmo período foram fabricadas 1.311.123 motocicletas. A projeção para este ano é que sejam fabricadas 1.420.000 motocicletas, volume 18,8% superior

às 1.195.149 unidades fabricadas no ano passado.

VENDAS NO VAREJO

Em outubro, foram licenciadas 120.273 motocicletas. O volume é 24% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado que foi de 97 mil unidades e 2,7% inferior na comparação com setembro que foi de 123.641 motocicletas. Com esse resultado, os emplacamentos estão próximos ao patamar registrado há oito anos. Em outubro de 2014, foram vendidas no varejo 120.317 motocicletas. A produção de outubro, alcançou o terceiro melhor resultado em volume de emplacamentos em 2022, sendo superado apenas por maio com 133.344 licenciamentos e setembro com 123.641 emplacamentos.

Com 20 dias úteis, a média diária de vendas em outubro foi de 6.014 unidades. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, que teve um dia útil a menos, houve aumento de 17,8% totalizando 5.105 emplacamentos/ dia. Em relação a setembro, com um dia útil a mais, a alta foi de 2,1% com 5.888 licenciamentos/dia.

A Street foi a categoria mais licenciada com 62.319 unidades e 51,8 % do

mercado. Em seguida, vieram a Trail com 22.554 motocicletas e 18,8% dos emplacamentos e a Motoneta com 19.064 unidades e 15,9%. As motocicletas de baixa cilindrada lideraram o ranking de licenciamentos, os modelos com até 160 cilindradas responderam por 82,1% dos emplacamentos, com 98.794 unidades. Em segundo lugar, ficaram as motocicletas de 161 a 449 cilindradas com 17.741 unidades, representando 14,8% dos licenciamentos. Os modelos acima de 450 cilindradas registraram 3.738 emplacamentos, o que corresponde a 3,1% do total. Nos dez primeiros meses do ano, foram licenciadas 1.106.523 motocicletas, volume 18% superior ao registrado no mesmo período de 2021, que foi de 937.971 unidades. Esse é o melhor resultado desde 2014, quando 1.190.031 motocicletas foram vendidas no varejo.

MERCADO POR REGIÃO

Com 15.370 motocicletas emplacadas em outubro, a região Norte registrou alta de 33,9% no volume de licenciamentos, o maior crescimento porcentual no volume de emplacamentos em um ano, No mesmo mês

10
Anfamoto em Revista - Edição 161
Mercado

do ano passado, as vendas no varejo atingiram 11.482 unidades. Em números absolutos, a liderança é do Sudeste com 45.818 motocicletas e 38,1% de participação no mercado. Em segundo lugar no ranking, ficou o Nordeste com 36.143 unidades e 30,1% do mercado. Na sequência, vieram o Norte com 15.370 motocicletas e 12,8%, Centro-Oeste com 11.577 unidades e 9,6% e Sul com 11.365 unidades e 9,4%. O Sudeste mantém a liderança no ranking do acumulado do ano, com 428.815 unidades e 38,8% dos emplacamentos. Na sequência, ficaram o Nordeste com 326.722 motocicletas e 29,5% do volume total de licenciamentos, Norte com 136.718 unidades e 12,4%, Sul com 108.097

motocicletas com 9,8% e Centro-Oeste com 106.171 unidades e 9,6%.

EXPORTAÇÕES

Foram embarcadas pelas associadas da Abraciclo 4.047 motocicletas para o mercado externo em outubro. O volume é 3,2% menor ao registrado no mesmo mês do ano passado que foi de 4.182 unidades e 30,1% inferior às 5.786 motocicletas exportadas em setembro. Segundo o portal de estatística de comércio exterior Comex Stat, que registra os embarques totais de cada mês, a Argentina foi o principal destino com 1.740 unidades e 29% do volume total exportado. Em

segundo lugar, ficou a Colômbia com 1.444 motocicletas e 24% das exportações, seguida bem de perto pelos Estados Unidos com 1.389 unidades e 23,1%. No acumulado do ano, foram embarcadas 47.717 motocicletas, volume 1,6% maior na comparação com as 46.947 unidades exportadas no mesmo período de 2021. Segundo dados do Comex Stat, a Colômbia é o principal mercado com 13.508 unidades e 28,1% das exportações. Em segundo lugar, ficou a Argentina que recebeu 11.698 motocicletas o que corresponde a 24,3% do volume total exportado. Na sequência, vieram os Estados Unidos com 10.199 motocicletas e 21,2% das exportações.

EMPLACAMENTOS DE MOTOCICLETAS OUTUBRO 2021 SETEMBRO 2022 OUTUBRO 2022 CATEGORIA A PARTICIPAÇÃO B PARTICIPAÇÃO C PARTICIPAÇÃO C/A C/B STREET 46.902 48,4% 61.674 49,9% 62.319 51,8% 32,9% 1,0% TRAIL 20.562 21,2% 24.421 19,8% 22.554 18,8% 9,7% -7,6% MOTONETA 14.867 15,3% 19.299 15,6% 19.064 15,9% 28,2% -1,2% SCOOTER 7.531 7,8% 9.943 8,0% 8.374 7,0% 11,2% -15,8% NAKED 2.229 2,3% 2.399 1,9% 2.406 2,0% 7,9% 0,3% CICLOMOTOR 1.446 1,5% 2.114 1,7% 2.073 1,7% 43,4% -1,9% BIG TRAIL 1.691 1,7% 2.245 1,8% 2.084 1,7% 23,2% -7,2% CUSTOM 912 0,9% 837 0,7% 715 0,6% -21,6% -14,6% SPORT 659 0,7% 490 0,4% 502 0,4% -23,8% 2,4% TRICICLO 101 0,1% 132 0,1% 100 0,1% -1,0% -24,2% TOURING 100 0,1% 87 0,1% 82 0,1% -18,0% -5,7% TOTAL 97.000 - 123.641 - 120.273 - 24,0% -2,7% Confira o ranking mensal por categoria:
12 Anfamoto em Revista - Edição 161
Mercado

PANTANEIRO, TOPAMOS QUALQUER DESAFIO!

Há cerca de 30 anos no mercado, a Pantaneiro iniciou suas atividades produzindo conjuntos impermeáveis para a linha de caça e pesca, daí a origem do nome. Com o avanço do mercado de motopeças no Brasil, a Pantaneiro começou a produzir conjuntos em PVC e depois seguiu para os conjuntos de Nylon, tornando-se referência no segmento. E por último entrou no segmento de EPI´s, personalizando os conjuntos de acordo com as necessidades dos clientes.

Em 2007 a Pantaneiro produzia cerca de 400 a 600 peças diariamente, e contava com 80 funcionários. Atualmente produz muitos modelos diferentes são aproximadamente 60 SKUs, e saem das linhas cerca de cinco mil itens por dia. E já contam com cerca de 250 colaboradores.

Nos 15 anos que estão no mercado, sob nova direção, foram muitas dificuldades. Pois quando o CEO da

Pantaneiro, Heron Guma, adquiriu a empresa, em 2007, haviam muitos problemas financeiros e a Pantaneiro estava prestes a falir. Mas com um árduo trabalho em todos os estados brasileiros, reconquistando cliente a cliente, foi reerguendo a empresa ano após ano, até torna-la, em 2018, uma das maiores fábricas de impermeáveis do Brasil.

A Pantaneiro considera o mercado de motopeças muito privilegiado, um segmento que faz a diferença na economia brasileira. Enxerga o mercado cada vez maior e não só no Brasil, mas também no mundo. Não só pela onda dos aplicativos de delivery, mas também, pela mudança da cultura mundial de comodidade e aumento de pessoas e carros nas metrópoles. Frente a isso a Pantaneiro vislumbra crescimento. “Não é à toa que em 15 anos já mudamos quatro vezes, e aumentamos em 10 vezes os metros quadrados da

empresa. Temos vários projetos sendo desenvolvidos com o intuito de aumentar nossa atuação”, diz Rafaela Guma – sócia e diretora comercial. A Pantaneiro possui três plantas, sendo duas fabris e uma administrativa. Lança em média dois produtos por ano, e exporta de 3 a 5% de seu faturamento para a Argentina, Uruguai, Paraguai e Colômbia.

A história da Pantaneiro é inspiradora, e deixamos esse relato para empresas que passaram pelas mesmas dificuldades ou que estão começando seus negócios, sobre a importância de ter humildade, de valorizar os parceiros comerciais com atenção, lealdade e transparência. “Somos todos iguais e todos, não importa o tamanho, tipo, raça, são importantes. Só temos a agradecer a todos que acreditaram na empresa e nos deram oportunidades. A nossa filosofia sempre foi a forma de se relacionar, mostrando aos clientes a sua importância no nosso negócio, nenhuma empresa se mantem forte sem parceiros. Importante salientar que nosso maior valor é a transparência, sempre atuamos da forma mais clara e profissional possível. Assim fomos conquistando os clientes no Brasil e na américa Latina”, finaliza Rafaela.

www.pantaneirocapas.com.br F. (51)3590-4217

13
ASSOCIADO EM DESTAQUE
Anfamoto em Revista - Edição 161
Foto: Capa Pantaneiro

INAUGURAÇÃO DE NOVO TRECHO DA FAIXA AZUL EM SÃO PAULO.

A Anfamoto – Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças, foi convidada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Trânsito e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para a cerimônia de entrega do novo trecho do projeto-piloto da Faixa Azul, que é da Av. dos Bandeirantes entre a Marginal Pinheiros e a Av. Afonso D´Escragnolle Taunay, até o Viaduto Aliomar Baleeiro, somando uma extensão de 17 Km, sendo 8,5 Km em cada sentido. A cerimônia foi realizada em 6 de outubro de 2022, e na mesma oportunidade, a CET inaugurou uma placa em homenagem ao agente de trânsito, Rodrigo Domingos da Silva, que infelizmente perdeu a vida pilotando uma motocicleta enquanto trabalhava naquela via, em 2004. A mãe do homenageado a Sra. Marlene Celestina Teixeira, e viúva do agente Sra. Gláucia Lombardi, estavam presentes no evento. Muito emocionadas deixaram mensagens de apoio e incentivo aos motociclistas presentes. Participaram do evento presidentes de entidades do segmento de duas rodas, entregadores, depu-

tados estaduais, vereadores, entre outras autoridades e servidores envolvidos com o projeto.

Durante seu discurso o prefeito Ricardo Nunes, enfatizou que a primeira etapa do projeto-piloto da Faixa Azul na 23 de maio, deu muito certo. “Nós não tivemos nenhum caso de óbito durante os meses de funcionamento. É uma ação que ser for exitosa do ponto de vista de segurança para os motoristas que trafegarem nessas vias, serão ampliadas”, disse Nunes.

Já o secretário de Mobilidade e Trânsito, Ricardo Teixeira, disse que no plano de metas, estava a redução de acidentes, e que julgava quase impossível o número que foi colocado, pois morria um motociclista por dia na Av. 23 de Maio. E hoje, acredita que é possível cumprir a meta, pois durante o período de funcionamento da Faixa Azul, na Av. 23 de Maio não houve nenhum óbito. Enfatizou que é preciso a colaboração de todos no trânsito sejam motociclistas, motoristas de aplicativos, de ônibus e de carros particulares pois todos tem que ter responsabilidade. “Agradeço a coragem do prefeito Ricardo Nunes, que

saiu do gabinete e foi na CET ver de perto e conhecer o projeto na prática, pois já haviam sido feitas duas tentativas fracassadas do projeto. A Faixa Azul certamente será expandida para reduzir a zero a morte de motociclistas. É uma sinalização nova e que deve ser acompanhada todos os dias. Toda avenida que tiver fluxo de motocicleta com acidente merece a Faixa Azul. Mas isso precisa ser gradual. É uma sinalização nova que não existe no Código”, completou o secretário.

O presidente da Anfamoto, Orlando Cesar Leone, parabenizou a prefeitura de São Paulo, e a CET, por apostarem em um projeto que vêm dando muito certo. “Fico extremamente contente, quando vejo implantados e em funcionamento projetos como a Faixa Azul, que beneficiam diretamente motociclistas. Espero por mais projetos como este da Faixa Azul, e também que esse tipo de iniciativa da CET/SP seja ampliada para mais vias da cidade e sirva como piloto para outras cidades, para que nossos motociclistas sejam cada vez mais beneficiados e trafeguem em segurança. Parabéns a todos os envolvidos”, comenta Leone.

ESPAÇO ANFAMOTO 14 Anfamoto em Revista - Edição 161

ANFAMOTO SE REUNE COM O VEREADOR MAJOR PALUMBO

O objetivo da reunião com o parlamentar foi discutir um Projeto de Lei para inibir a comercialização ilegal do “cerol”

A Sra. Fabia Helena, assessora da presidência da Anfamoto, representando o presidente Orlando Leone, reuniu-se em 17 de outubro, com o Vereador Major Palumbo, que foi oficial do Corpo de Bombeiros de São Paulo, para tratar de um assunto muito sério: o Cerol.

O vereador vai propor um Projeto de Lei para a cidade de São Paulo, para criminalizar o uso e a comercialização do cerol. Para muitos o que se trata de uma brincadeira coloca em risco a vida dos motociclistas, que podem sofrer cortes profundos na altura do pescoço, cabeça e braços. No caso das rodovias muitas vezes os motociclistas cruzam a linha com

uma certa velocidade o que pode tornar o acidente fatal.

A antena corta-pipa é o principal dispositivo para proteção dos motociclistas, mas só isso não basta, deve haver uma união entre os poderes, e as esferas governamentais para que penas severas sejam aplicadas em quem fabrica e comercializa o cerol. Além de campanhas educativas nas escolas para orientar os adultos, as crianças e adolescentes de que o cerol pode se transformar em um perigo mortal.

Durante a reunião a Sra.

Fabia, entregou ao vereador, exemplares da cartilha da Anfamoto que faz parte da campanha “Quanto Vale a Sua Vida?”. A cartilha traz diversas informações para prevenção de acidentes com a motocicleta, entre eles o uso da antena.

Agradecemos ao Vereador Major Palumbo, pelo apoio à essa causa, e por nos ter atendido prontamente e pelo encaminhamento ao Projeto de Lei na Câmara dos Vereadores de São Paulo.

ESPAÇO
ANFAMOTO

PROJETO FAIXA AZUL: MAIS QUE SINALIZAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃ0

Todos os dias circulam pelas vias de São Paulo, mais de nove milhões de veículos. Desses, cerca de 1,3 mil são motocicletas. Essa evolução da frota vem sendo acompanhada pelo aumento de óbitos em sinistros na cidade. Uma análise preliminar demonstra que, em 2021, cerca de 400 motociclistas morreram nas ruas de São Paulo, ou seja, mais de um óbito por dia e sete mil vítimas com sequelas. Por esses motivos foi encomendada pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito –SMT, aos técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), estudos que pudessem trazer mais segurança ao motociclista, de forma compartilhada e sem segregar espaços. O secretário de Mobilidade e Trânsito, Ricardo Teixeira, aponta que no plano de metas da cidade estava a redução de acidentes e levar meta de zero óbitos. Apontou ainda que na Avenida 23 de Maio, morria um motociclista por dia.

Dessa forma após várias reuniões e estudos a CET retomou um projeto que não tinha dado certo no passado, e surgiu o projeto piloto da Faixa Azul. Os técnicos aprenderam com o passado, realizaram reuniões com o DENATRAN atual SENATRAN – Secretária Nacional de Trânsito, CONTRAN, especialistas em mobilidade urba-

na, CPTRAN, Corpo de Bombeiros, instrutores de motocicletas, motociclistas da CET, funcionários da CET, entidades ligadas ao setor de motocicletas e de motociclistas como a AMABR - Associação dos Motofretistas de Aplicativos e Autônomos do Brasil, SindimotoSP, entidades ligadas à segurança do trânsito, como o Observatório Nacional do Trânsito, entidades da Sociedade Civil, como a Rede Nossa São Paulo, e usuários de motocicletas, para a construção do projeto piloto, ao longo de mais de seis meses.

16 CAPA Anfamoto em Revista - Edição 161
Projeto piloto reduziu a sinistralidade e já soma resultados positivos

Sendo assim em 24 janeiro de 2022, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, por meio da CET, concluiu a implantação da Faixa Azul para motocicletas na Avenida 23 de Maio, no sentido Aeroporto, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad. E a partir de 25 de janeiro o projeto entrou em operação, com todos os elementos de sinalização horizontal e vertical previstos, bem como as demais medidas de educação e acompanhamento de sua utilização. O projeto piloto da Faixa Azul é baseado em dois preceitos: Visão Zero e Sistemas Seguros. Na Visão Zero, nenhuma morte prematura é aceitável, entendendo que a vida humana é a principal prioridade, interagindo dentro de Sistemas Seguros que consistem em reorientar a forma como a segurança viária é vista e gerenciada. Um sistema viário seguro ajuda evitar erros dos diferentes usuários e reduz o número de falhas graves que podem resultar em morte ou lesões graves. E tem como objetivo organizar o espaço compartilhado entre os automóveis e as motocicletas, além de pacificar e humanizar o trânsito da cidade de São Paulo. Sua demarcação considera o espaço usualmente já utilizado pelos motociclistas, não alterando a dinâmica previamente existente. O grande diferencial é que a Faixa Azul não é exclusiva e não impõe obrigatoriedade aos motociclistas. Em caso de trânsito lento, ele é orientado a utilizar o local para sua segurança e dos demais veículos da via. Além disso, não afetou a capacidade volumétrica de tráfego. Há uma nova sinalização horizontal da pista com rebalizamento das faixas para trazer mais segurança a todos que trafegam pelo local. Ao mesmo tempo, não retirou o motociclista do trajeto dele, pois pelas análises em campo, percebeu-se que as motocicletas, usualmente, trafegam pelas faixas 1 e 2, o que já é bastante diferente dos projetos anteriores que colocava a moto à esquerda, local fora da rotina.

A Avenida 23 de Maio foi escolhida para o projeto piloto por ser uma via com grande utilização pelas motos, são 2.400 motos por hora, chegando a 50 mil ao dia, com 78% dos sinistros no local envolvendo motos. O Projeto Piloto da Faixa

Azul completou em novembro, nove meses de operação na Avenida 23 de Maio, sentido Santana/Aeroporto, com resultados extremamente positivos. É utilizada por 90% dos motociclistas no horário de pico e houve queda de sinistros com vítimas em 71% no trimestre, em comparação com os meses anteriores, caindo de 14 para 04. E os resultados positivos não param por aí. Em relação aos sinistros envolvendo motocicletas houve a redução de 28,5% no trimestre, se comparado ao anterior de 28 para 20. Os sinistros sem vítima já caíram 40%. Já fora dos espaços da Faixa Azul, nos sinistros com vítima houve um aumento de 04 para 10 sinistros, ou seja, ao utilizar o espaço da Faixa Azul, o motociclista tem muito mais segurança. Nos meses de setembro e outubro, dentro do espaço da Faixa Azul houve três sinistros sem vítima e um com vítima leve; fora do espaço houve dois com vítima, sendo uma leve e um sem vítima.

Em 6 de outubro a Prefeitura de São Paulo, por meio da SMT e da CET, entregou o novo trecho do Projeto Piloto da Faixa Azul nos dois sentidos da Av. dos Bandeirantes e da Av. Afonso D´Escragnolle Taunay. A nova etapa foi autorizada pela SENATRAN, vinculada ao Ministério da Infraestrutura), por meio da Portaria No 1.015, de 5 de agosto de 2022. A ideia é testar a eficácia da Faixa Azul, agora, em vias arteriais com interrupções de fluxo por cruzamentos e travessia de pedestres. Esses fatores não estavam presentes na Avenida 23 de Maio, onde está o primeiro trecho da faixa. O novo trecho que vai da Av. dos Bandeirantes entre a Marginal Pinheiros e Av. Afonso D´Escragnolle Taunay, seguindo até o Viaduto Aliomar Baleeiro, com extensão total, nas duas vias, de 8,5 Km por sentido, somando 17 km. As avenidas escolhidas são vias arteriais, com velocidade máxima limitada a 50 Km/h e volume médio de cerca de 20 mil motos/dia, por sentido.

Nos anos de 2019, 2020 e 2021, foram 103 acidentes com vítimas só na Av. dos Bandeirantes, dos quais 85 envolveram motocicletas, ou seja, 82% dos acidentes registrados naquela via, foram com motos. Desses 85 sinistros, 79 foram colisões

de moto com automóveis ou a moto sozinha, gerando sete mortos e 77 feridos. Outras seis ocorrências com a participação de motos foram por atropelamento, ocasionando oito feridos e nenhuma morte. Para o mesmo período, no trecho da Av. Afonso D´Escragnolle Taunay, ocorreram 14 acidentes com vítimas, dos quais dez envolveram motocicletas, ou seja, 71% dos acidentes registrados na avenida envolveram motos. Todos os dez sinistros foram colisões da moto com outros veículos ou a moto sozinha, acarretando três motos e oito feridos.

A Faixa Azul no trecho da Av. dos Bandeirantes está sinalizada com o balizamento horizontal branco e azul e placas que indicam o início e o término da Faixa Azul bem como sinalização vertical lembrando os usuários do uso obrigatório da seta e da importância de adotar comportamentos seguros ao se deslocarem. Para as vias transversais semaforizadas, placas de advertência alertam todos os condutores da existência da Faixa Azul na via que estão entrando. No início da operação, a Faixa Azul estará sinalizada, também, com faixas de vinil e banners orientativos, destacando posturas essenciais para a segurança de todos, como a atenção redobrada aos pedestrês, o respeito à velocidade regulamentada e sempre sinalizar antes de mudar de faixa para que a manobra ocorra de da forma mais segura possível.

E para aumentar a segurança dos pedestres, a CET estudou todos os cruzamentos semaforizados e implantou semáforos de pedestres onde antes não havia, em quatro cruzamentos: na Av. dos Bandeirantes com a Al. dos Tupiniquins, na Av. dos Bandeirantes com a Al. dos Nhambiquaras, Av. dos Bandeirantes com a Rua Ribeiro do Vale e Av. dos Bandeirantes com a Av. Miruna. Concomitante, foi necessário proibir conversões à direita na Av. dos Bandeirantes com a Rua Conde de Porto Alegre à Rua João Carlos Mallet. Os pedestres são lembrados da existência da Faixa Azul por meio de placas com comunicação especialmente dirigidas a eles. O alerta é reforçado ainda, por mais placas dispostas ao longo e nos cruzamentos semaforizados. A sinalização in-

centiva o respeito e a proteção dos motociclistas em relação aos transeuntes.

Outro ponto interessante informado pela SMT é que além de implantar a Faixa Azul, para propiciar mais segurança aos motociclistas, a CET implantou na Av. dos Bandeirantes e na Av. Afonso D´Escragnolle Taunay, 26 caixas de espera para motos, conhecidas como Frentes Seguras. Que é uma sinalização de solo que delimita uma área exclusiva de espera para motos, situada entre a faixa de pedestres e os automóveis e demais veículos parados no semáforo, enquanto aguardam para prosseguir. A Frente Segura tem o propósito de diminuir o conflito entre motos e carros no momento da largada da moto na abertura do semáforo.

A Anfamoto em Revista perguntou ao secretario Ricardo Teixeira, se há possibilidade de estender o projeto para outras vias e o que implica essa expansão. O Secretario nos respondeu que “há sim e tudo depende dos resultados da Av. dos Bandeirantes e a permanência dos bons resultados na Avenida 23 de Maio”. A CET permanece enviando os relatórios para a SENATRAN, para o acompanhamento dos resultados e por tratar-se também de projeto experimental.

Leia no Espaço Anfamoto matéria sobre o evento de inauguração da Faixa Azul na Av. dos Bandeirantes.

CAPA 18 Anfamoto em Revista - Edição 161
Fontes: CET/SMT

BOBINAS DE IGNIÇÃO: UM ITEM VITAL NA MOTOCICLETA

A bobina faz parte do sistema de ignição das motocicletas sejam elas carburadas ou não. A bobina tem relação direta com o sistema de injeção eletrônica, o atuador é comandado pelo mesmo módulo que faz o controle do combustível, pois a finalidade é promover um sincronismo nos tempos de ignição e injeção. O funcionamento correto da bobina tem fundamental importância para a eficiência e desempenho da motocicleta. A queima da mistura ar combustível comprimida no cilindro só é possível graças à faísca elétrica que chega

até a vela, para tanto é preciso a produção de uma voltagem muito alta para que a centelha seja capaz de superar a compressão na câmara de combustão do motor.

A bobina de ignição é um transformador estruturado em dois enrolamentos montados em um núcleo de ferro. A voltagem é aplicada no enrolamento primário (entrada) e instantaneamente desenvolve-se de forma ampliada enrolamento secundário (saída), o valor da voltagem final é proporcional à relação entre o número de espiras dos enrolamentos. A bobina está baseada na autoindução, em alguns casos elas são alimentadas pela energia positiva proveniente do relê de corte do motor, o terra é ligado no módulo eletrônico ECU ou ECM. A bobina parece um componente simples, mas necessita muita aten-

20 Anfamoto em Revista - Edição 161 Sua Moto em Detalhes

ção durante o diagnóstico, especialmente em motores com injeção eletrônica. Nas motos que tem injeção eletrônica a bobina de ignição é chamada de atuador. Há no mercado vários formatos dessa peça, tem bobinas em corpo duplo que estão presentes nas motos multicilíndricas, também há modelos onde o cachimbo de vela e a bobina estão no mesmo corpo, entretanto independente do desenho a lógica de funcionamento é a mesma.

Se a motocicleta não estiver funcionando di reito, falhando ou apresentar baixo desempe nho, se não houver faísca na vela de ignição, se a vela de ignição estiver carbonizada, se o consumo de combustível estiver excessivo e houver aumento nas emissões de gases do escapamento, é sinal de falha na bobina de ignição. Caso haja um ou mais de feitos, certamente, deverão ser apon tados no painel da motocicleta. E sempre que houver indicação de falha, a motocicleta não funcionará, dessa forma o seu mecânico

de confiança, deverá efetuar o diagnóstico do componente antes de substituí-lo. Nem sempre o defeito está na bobina. A visualização dos códigos de defeitos apontados pela luz de alerta pode ser visto diretamente nos scanners de diagnóstico. Caso utilize um scanner multimarcas o menu de opções do aparelho apresentará diretamente o nome do atuador e os procedimentos de testes.

Falhas na bobina de ignição comprometem a queima da mistura ar combustível, alteram o desempenho da motocicleta e podem criar depósitos de carvão na vela de ignição e ainda sobrecarregam o sistema de ignição, podendo provocar a queima de outros componentes.

#1 Nasa

#2 Maxx Premium BR

O grafismo EVOLUTION é tão especial, são cores lindas e vibrantes que trazem um ar despojado, o #AZUL simboliza a confiança, lealdade, sabedoria e inteligência e o #VERDE simboliza equilíbrio, tranquilidade, saúde e vitalidade, combinação perfeita, não é mesmo?

Procure uma de nossas revendas e renove agora mesmo seu capacete.

MAIS INFORMAÇÕES: (11) 3335-4955

Mais uma novidade na Maxx Premium BR!

Agora a marca apresenta para o mercado sua nova linha de molas para diversas aplicações de motos, acrescentando mais itens no seu catálogo de produtos.

A qualidade Maxx Premium que você conhece, agora estará com a sua linha nacional, intitulada como Maxx Premium BR MAIS INFORMAÇÕES: (11) 2475-7000

#3 Diafrag

A Dia-Frag, marca nacional de peças originais, lança o seu Kit de Motor com cilindro produzido em sua moderna fábrica de Monte Alto - SP. Mais um produto de Qualidade Original, genuinamente brasileiro Site www.diafrag.com.br.

Siga-nos no instagram: @diafrag. wabtec

MAIS INFORMAÇÕES: (16) 3244-5000

#4 Maxx Premium

Mais uma novidade na Maxx Premium!

A marca apresenta para o mercado sua nova linha de correia de transmissão para diversas aplicações de motos, acrescentando mais itens no seu catálogo de produtos.

MAIS INFORMAÇÕES: (11) 2475-7000

DICAS & LANÇAMENTOS 22 Anfamoto em Revista - Edição 161
Empresa Fundação Idade Aniversariantes de Setembro e Outubro 2022 23 Anfamoto em Revista - Edição 161 VICTOR MOTO PEÇAS 05/09/1969 53 COMERCIAL MOTOCICLO LTDA 11/09/1980 42 PROMOTOS COM. DE PEÇAS E MOTOS LTDA 01/09/1982 40 PLASMOTO IND. COM. E REPRES. LTDA 26/09/1990 32 NEXPART MOTO COMPONENTES 21/09/2017 5 RCL PEÇAS LTDA 17/09/2002 20 FML CONFECÇÃO COMÉRCIO IMPE EX DE ACESS E VEST EIRELI - TUTTO MOTO 10/09/2020 2 NACAR COM. IMPORT E EXPORT LTDA 16/09/1977 45 EBRAM METALURGICA IMP. EXP. LTDA 28/10/2010 12 MATEUS MORENO REPRESENTAÇÕES 26/10/2007 15 DANIDREA INDUSTRIA E COMERCIO LTDA 13/10/1988 34 FISCHER PASTILHAS E FREIOS ESPECIAIS 21/10/1981 41 GVS SPORT IND. E COM. DE PEÇAS LTDA 19/10/2001 21 IMPACTO PEÇAS PARA AUTOMOTORES LTDA (MOTOBOR +) 31/10/2017 5 MGO MOLAS IND. DE MOTOPEÇAS 14/10/2016 6 SLYCK IND E COM. DE RETROVISORES LTDA 22/10/1993 29 NOA COMÉRCIO E REPRESENTAÇÕES LTDA 04/10/1973 49 RICARDO DEARO REPRESENTAÇÕES LTDA 24/10/2008 14

CADERNO DUAS RODAS

HONDA REVELA TRÊS NOVIDADES QUE VÃO INTEGRAR SEU PORTFÓLIO

Antes de fecharmos 2022 a Honda já anunciou as três novidades que vão integrar seu portfólio em 2023. Uma delas é a nova CB 300F Twister, a nacionalização da CRF 1100L Africa Twin com transmissão DCT e a edição de 30 anos da CBR 1000RR-R Fireblade SP.

No caso da nova CB 300F Twister, ela vem para assumir o posto da CB 250F Twister que sempre figurou como uma das motos mais vendidas no Brasil. Além da evolução do motor, a moto vem com visual mais agressivo, com linhas modernas que seguem as tendências das novas nakeds e streetfighter. A capacidade do tanque de combustível será de 14,1 litros, e tem um design que permite uma melhor integração do corpo do piloto com a moto, além da nítida evolução em termos de design. Essa versão, até o momento, era oferecida apenas na Índia, onde foi lançada em agosto deste ano, ou seja, o Brasil será seu segundo mer-

cado. O painel em LCD com tecnologia blackout e iluminação full-LED é outro ponto alto. Dados sobre o motor e especificações da moto ainda não foram revelados pela Honda, que em comunicado oficial à imprensa, informou que revelará quando estiver mais próxima de seu lançamento oficial no Brasil.

Já para a Honda CRF 1100L Africa Twin a grande novidade ficará por conta da versão DCT, que deixará de ser importada do Japão e passará a ser produzida em Manaus, que será o primeiro mercado a produzir esta variante da Africa Twin. Virá com os grafismos renovados na linha 2023, com cores inéditas e características para cada uma de suas versões. A moto continuará sendo oferecida nas variantes Standard e ES, sendo que a primeira comporta 18,8 litros de combustível e a segunda comporta 24,8 litros. Ambas poderão ser encomendadas com transmissão mecânica convencional de seis

velocidades ou automatizada do tipo DCT.

Por fim a Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP, que foi idealizada sob o conceito Total Control, a Fireblade completou 30 anos em linha sem perder a origem. A versão 2023 recebeu pequenas melhorias, mas que foram fundamentais para elevar a sua competitividade. Uma delas foi no motor, que recebeu aperfeiçoamentos no sistema de admissão e escape que resultaram em aumento da capacidade de aceleração nas saídas de curvas. E ainda um novo desenho interno na caixa do filtro de ar permite maior sensibilidade do piloto ao acionar o acelerador. Já quanto ao estilo, serão duas opções disponíveis, a “Grand Prix Red”, com esquema de cor e grafismos que remete às Fireblade usadas no Mundial de Superbike pela equipe HRC e a “30th Anniversatu Edition”, inspirada na primeira Fireblade de 1992, versão esta numerada e com selo comemorativo aplicado no tanque, chave, painel e escapamento.

24 Anfamoto em Revista - Edição 161

NOVA SUZUKI V-STROM 800 DE CHEGA AO BRASIL EM 2023

Foi apresentada no EICMA 2022 a V-Strom 800 DE, a big trail compartilha o motor com a Naked GSX-8S. A aventureira da Suzuki teve seu desenho atualizado com o design da marca, conta com um farol de LED duplo empilhado e novas carenagens, para-brisa alto com três ajustes de altura e o tanque com ca pacidade para 20 litros. A marca vai dis ponibilizar uma linha completa de aces sórios compostos por: alforje, top box, bolsa de tanque, manoplas aquecidas, luzes auxiliares, protetores de carenagem e motor entre outros acessórios. O novo motor de 800cc, tem 4 vál vulas por cilindro e refrigeração a água. O câmbio de 6 velocida

des vem com quickshifter bidirecional.

Com vocação off-road, ganhou eletrônica exclusiva do modelo V-Strom 1050 DE, e o controle exclusivo para terrenos off-road, permitindo mais giro, mas sem deslizamento excessi-

para a modalidade off-road. Todas as configurações eletrônicas da moto podem ser acessadas pelo botão no punho esquerdo do guidão e selecionadas no painel de instrumentos multifuncional TFT LCD colorido de cinco polegadas.

A nova V-Strom 800DE vêm em três cores: Champion Yellow 2, Glass Matte Mechanical Grey e Glass Sparkle Black. Todas as opções apresentam um acabamento em dois tons que é visível na carenagem, tanque de combustível, painel traseiro e para-lama dianteiro. A chegada da motocicleta no Brasil foi confirmada para o segundo semestre de 2023.

YAMAHA MT-125 A PEQUENA ESPORTIVA

A Yamaha MT-125, modelo de entrada da gama Master Of Torque no exterior, recebeu melhorias na eletrônica. Ganhou um novo painel em TFT de 5 polegadas capaz de se conectar com smartphones via aplicativo MyRide, permitindo que o piloto gerencie chamadas e monitore informações sobre a moto, entre outros recursos. Outra melhoria, foi o controle de tração, que veio para ajudar a evitar o travamento da roda traseira em condições de pouca aderência. A pequena Yamaha MT-125, segundo a marca, consegue rodar 100 km consumindo 2,1 litros de combustível, o que dá um consumo médio de 47,6 km/l, o tanque comporta 11 litros de combustível.

A moto tem quadro Deltabox, suspensão dianteira com garfo invertido de 41 mm e 130 mm de curso e traseira e braço oscilante na traseira. O conjunto ótico é idêntico ao da MT-03 que já é vendida no Brasil, com iluminação full_LED. A linha 2023 da Yamaha MT-125 chega às lojas europeias em março do ano que vem, nas cores Cyan

Storm – cinza com detalhes e azul claro e vermelho, Icon Blue – combinação com predomínio do azul e alguns detalhes em preto e a Tech Black toda em preto. Não há previsão de chegada desse modelo no Brasil.

Notícias

MOTO PREMIUM

A eleição do prêmio Moto do Ano de 2022, aconteceu no inicio de outubro no Club Med Lake Paradise, em Mogi das Cruzes em São Paulo. O evento reuniu um grupo de jurados composto por consumidores selecionados, jornalistas especializados, formadores de opinião, influencers, blogueiros e videomakers, que avaliaram um total de 42 motos de todas as montadoras presentes no mercado nacional de alta cilindrada, das marcas BMW, Ducati, Harley-Davidson, Honda, Kawasaki, KTM, Royal Enfield, Suzuki, Triumph e Yamaha. As motos foram avaliadas em um percurso de asfalto em boas condições, com curvas de alta e baixa com cerca de 15,5 km. A premiação foi feita com um regulamento previamente apresentado a premiação ocorreu no fim de novembro, no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo – SP.

Abaixo as categorias premiadas e as motocicletas vencedoras:

Categoria 1: Naked/Street

De 250 CC até 600 CC

• Grande medalha de ouro – Honda CB 500F

• Medalha de ouro – Yamaha MT-03

• Medalha de Prata – Honda CB 250F Twister De 601 CC até 900 CC

• Grande medalha de ouro – Suzuki GSX-S 750

• Medalha de ouro – KTM Duke 890 GP

• Medalha de Prata – Honda CB 650R

Acima de 901CC

•Grande medalha de ouro – Honda CB 1000R

•Medalha de ouro – Suzuki GSX 1000R

•Medalha de Prata – Kawasaki Z900

Categoria 2: Esportivas

De 250 CC até 500 CC:

• Grande medalha de ouro: Yamaha R3

DO ANO 2022

De 801 CC até 1.300 CC:

• Grande medalha de ouro: Suzuki SRAD 1000

Acima de 1.300 CC:

• Grande medalha de ouro: Suzuki Hayabusa

Categoria 3: Vintage/Classic

De 250 CC até 600 CC:

• Grande medalha de ouro: Royal Enfield Classic 350

De 601 CC até 900 CC

• Grande medalha de ouro - Kawasaki Z650 RS

• Medalha de ouro - Ducati Scrambler Icon 800

• Medalha de Prata - Royal Enfield Interceptor 650

Acima de 900 CC:

• Grande medalha de ouro: Triumph Scrambler 1200 XE

Categoria 4: Trail, Big Trail e Adventures De 250 CC até 600 CC

• Grande medalha de ouro – Kawasaki Versys – X 300

• Medalha de ouro – BMW G 310 GS

• Medalha de Prata – Honda CB 250F Twister

De 601 CC até 900 CC

• Grande medalha de ouro – BMW F 850 GS Adventure

• Medalha de ouro – Suzuki V-Storm 650

Acima de 901CC

• Grande medalha de ouro – BMW R 1250 GS Adventure

• Medalha de ouro – Triumph Tiger 1200 Rally Explorer

• Medalha de Prata – Ducati Multistrada V4

Categoria 5: Crossover

De 250 CC até 600 CC:

• Grande medalha de ouro: Honda CB 500X

26 Anfamoto em Revista - Edição 161

De 601 CC até 800 CC:

• Grande medalha de ouro: Triumph Tiger Sport 660

Acima de 800 CC

• Grande medalha de ouro: Yamaha TRacer 900 GT

• Medalha de ouro: Yamaha MT-09

Categoria 6: Custom / Cruiser

De 250 CC até 600 CC:

• Grande medalha de ouro: Royal Enfield Meteor 350

De 601 CC até 1.000 CC:

• Grande medalha de ouro: Kawasaki Vulcan S 650 Acima de 1.201 CC

• Grande medalha de ouro: Ducati Diavel 1260S

• Medalha de ouro: Harley-Davidson Fat Boy

Categoria 7: Custom / Cruiser com bolsas laterais Acima de 1.200 CC:

• Grande medalha de ouro: Harley-Davidson Road King Special

SALÃO DO SCOOTER

Evento

Categoria 8: Custom / Cruiser Touring

Acima de 1.200 CC:

• Grande medalha de ouro: Honda GL 1800 Gold Wing

Categoria 9: Scooters ou Motonetas Até 125 CC

• Grande medalha de ouro – Yamaha Fluo 125

• Medalha de ouro – Honda Elite 125

De 126 CC até 200 CC

• Grande medalha de ouro – Honda ADV 150

• Medalha de ouro – Yamaha NMax 160

De 201 até 300:

• Grande medalha de ouro – Yamaha XMax250

Acima de 301 CC:

• Grande medalha de ouro – Honda Forza 350

• Outros Scooters: Grande medalha de ouro – Honda X-ADV 750

– URBAN MOBILITY EXPO

promoveu reflexão sobre a mobilidade urbana e ofereceu experiência de pilotagem de scooters elétricos e convencionais em São Paulo

Aconteceu de 13 a 16 de outubro de 2022, no Anhembi em São Paulo – SP, o primeiro Salão do Scooter, um evento voltado ao mundo da mobilidade individual urbana e a quem quer um mundo melhor, com mais mobilidade, sustentabilidade e segurança, em que a pessoa vem primeiro.

O evento reuniu fabricantes de scooters elétricos e a combustão, e atraiu mais de 5 mil visitantes, que puderam conferir as novidades do setor, que já vem revolucionando o conceito de transitar pelas ruas das grandes cidades e até pelas estradas.

Criado para atender à demanda de um novo consumidor, que busca um veículo que lhe proporcione independência com menor impacto no meio ambiente. Quem visitou o evento pôde ter a experiência de testar modelos que ainda não estavam sendo apresentados no mercado nacional. A pista de test ride com 2 mil metros quadrados, especialmente desenhada para esse tipo de veículo, foi a maior atração. O visitante pode pilotar um scooter e sentir as diferenças entre os modelos elétricos e a combustão.

FABRICANTES

A.A.S. Moto Ind. e Com.(Pedro A. Souza)

R. Centralina, 268-A 08410-100 - São Paulo - SP Tel.: (11) 2961-6902 - Fax.: (11) 2961-4665 E-mail: aasmoto@ig.com.br Fabricante de Guarnição para ponteiras de escapamentos e elementos para filtro de ar (espuma)

Alba Industrial Impermeáveis Ltda

Rua Fernão Pompeu de Camargo, 835 Jd. Trevo - 13041-025 - Campinas -SP Tel.: (19) 3272-9821 / Fax: (19) 3272-9795 Site: www.albaindustrial.com.br

Fabricante de conjuntos impermeáveis, capas p/ motos, sobre botas, luvas, casacos, blusões e mochilas

Arbyn Favaro Tecnometal

R. Eng. Guilherme Cristiano Frender, 1.114 Aricanduva 03477-000 São Paulo- SP Tel.: (11) 2727-3777 / Fax: (11) 2722-1444 E-mail: arbyn@arbyn.com.br www.arbyn.com.br

AWA Motos

Rua Lavineo de Arruda Falcão, 1272 14808-390 – Araraquara – SP (16) 3301-1890 E-mail: marina.murari@awamotos.com.br Site: www.awamotos.com.br

Baterias Heliar

Av. Antonio Carlos Cômitre, 540 6º andar Campolim 18047-620 Sorocaba-SP Tel.: (11) 3416-8125 Site: www.heliar.com.br

Brandy Indústria e Comércio Ltda.

Rua: Caconde 660 - Salgado Filho 14079-016 Ribeirão Preto - SP (Ref.: Marginal da Rod.Anhanguera Km 317) Tel (16) 3995-9955 / Fax (16) 3995-9953 e-mail: brandy@brandy.com.br Site: www.brandy.com.br

Fabricante de: Coxim, pastilhas, guia, tensor, filtros, reparador, lubrificantes e linha de óleos.

Brake Shoes Ind. e Com. de Materiais de Atrito Eireli – EPP

Rua Eng. Frederico Fischer Junior,95 09411-080 – Ribeirão Pires – SP Tel.: (11) 4822-7171 E-mail: adm@fischerfreios.com.br

BRV Ind. De Artigos Plast. Metal. Ltda Rua Ituverava, 89 03151-020 – São Paulo – SP Tel.: (11) 2273-7329 Site: http://brvmoto.wix.com/brv-moto# Fabricante de Borrachas e plásticos.

Cerâmica e Velas de Ignição NGK do Brasil Ltda. Estrada Mogi - Salesopolis, Km 9 - Cocuera 08701-970 – Mogi das Cruzes - SP Tel (11) 4793-8000 Site: www.ngkntk.com.br Fabricante de Velas de ignição, cabos de ignição, terminais supressivos e sensores de oxigênio

Cia Magnetron Ind. E Com. de Componentes

Alameda Arpo, 760 – E 83210-290 – São José dos Pinhais – PR 41-3381-8800 www.magnetron.com.br

Cometa Ind. e Com. de Moto Peças Ltda. R. Sitha, 301 Jd. Inamar 09981-070 Diadema – SP Tel (11) 4091-1517/Fax (11) 4091-6006 Site: www.cometamoto.com.br Fabricante de manetes, manicotos e pedais.

Controlflex - Ind. Cabos Comando Ltda. R. Carmelina Garcia, 790 – Altos da Fortaleza 18113.010 - Votorantim - SP PABX: 15 3353.9000 – SAC 0800 10 6969 Site: www.controlflex.com.br

Dagostin / Maximo Fabr. De Peças p/ Motocicletas - Máximo Rod. SC 443, Km 17,9 B. Graziela 88830-000 Morro da Fumaça – SC. Tel (48) 3434-4711 Site: www.exijamaximo.com.br Fabricante de retrovisores para motocicleta.

Danidrea Ind. e Com. Ltda. R. Aristides Crivellaro, 474 Morro das Pedras 13279-813 Valinhos – SP Tel (019) 2136-0888 E-mail: danidrea@danidrea.com.br Site: www.danidrea.com.br Fabricante de Caixa de Direção, Reparos p/ Freios, Buchas p/ Suspensão,Travas p/ Coroa.

Deltacapas Comercial e Industrial Ltda Av.: Das Industrias, 750 – prédio: 02 –modulos: 04 e 05 Dstrito Industrial 94930-230 Cachoeirinha-RS tel.: (51) 3238-4000 - fax: (51) 3238-4004

Demtec Artefatos de Borracha Ltda. Rua: Maria Rosa de Jesus, 200 V. Sto. Antonio 08534-030 Ferraz de Vasconcelos – SP Tel.: (11) 2280-3661/4674.5435 Call free- 0800.707.3661 e-mail: vendas@demtec.com.br site: www.demtec.com.br Fabricante de Coletores de Admissão, Bucha da Coroa e Coxim.

EBF Ind. e Com. de Artefatos Plásticos Ltda Rod. Eng. Ermênio de Oliveira Penteado, km 54,5 13340-600 – Indaiatuba – SP Tel.: 19-3825-4460

E-mail: sac@ebfcapacetes.com.br Site: www.ebfcapacetes.net.br Fabricante de Capacetes

Ebram Metalurgica Imp. Exp. Ltda R. da Primavera, 194 09980-040 Diadema – SP F. (11) 4051-2066 Fax: (11) 4051-2066 E-mail: ebramvendas@yahoo.com Site: www.aronipmotos.com.br Fabricante de Aros e raios

EGK Motoparts Ind. e Com. Ltda R. Iolando Ribeiro Boaventura, 394Jd.Maringá 03525-120 São Paulo – SP Tel/Fax: (11) 2021-2491 www.egkmotoparts.com.br E-mail:vendas@egkmotoparts.com.br Fabricante de correntes de comando, filtro de ar, filtro de óleo e caixas de direção

Eninco Eng. Ind. e Com. Ltda. Tel (43) 3571-8640 Site: www.eninco.com.br Fabricante de raios e aros em alumínio e aço para motos e bicicletas.

Fischer Pastilhas e Freios Especiais

Rua Eng. Frederico Fischer Jr., 75 09411-080 – Ribeirão Pires – SP Tel.: (11) 4822-7171 - Fax: (11) 4822-7193 Vendas: (DDR) (11) 4822-7181 E-mail: vendas@fischerfreios.com.br Site: www.fischerfreios.com.br Fabricante de pastilhas de freio, patins e discos de embreagem.

Givi do Brasil LTDA

Av. Alexandrina das Chagas Moreira, 603 –Pindamonhangaba/SP – CEP 12412-800 –Telefone: 12-3644-8025 www.givi.com.br

Goaltech Produtos Químicos Ltda

Av. Gupé, 10397 sl.03 06422-120 – Barueri - SP 11-4195-0550/ 11-2533-3250 Email: smarcon@gulfairbrasil.com

Gow Helmets Indústria e Comércio Ltda Av. Riachuelo, 73 76970-000 Pimenta Bueno – RO F. (69) 3451-2550 E-mail: gow@gowcapacetes.com.br Fabricante de Capacetes

28 Anfamoto em Revista - Edição 161

Grua Ind. e Com. Ltda.

R. Prof. João Machado, 325 - Freguesia do Ó 02927-000 - São Paulo - SP Tel (11) 3931-0891/Fax (11) 3931-5744 Site: www.grua.com.br Fabricante de cabos de comando, bucha da coroa e da balança, ferramentas especiais.

GVS SPORT Ind. e Com. de Peças Ltda

Estrada Municipal, 1840 - Jundiazinho 07600-000 Terra Preta Mairiporã - SP Tel: (11) 4486-2611 Fax: (11) 4343-5012 Site: www.gvssport.com.br Fabricante e retrovisores

Impacto Peças para Automotores Ltda (Motobor +)

Rua Dom João V, 266 05075-050 - São Paulo-SP Tel.: (11) 2365-5006 Site: www.motobormais.com.br

Ind. e Com. de Motopeças Chapam

Av. Longarone, 1329 - Bairro De Villa 88840-000 - Urussanga - SC Tel/Fax (48) 3465-1453/3465-3290 Email: chapam@terra.com.br Site: www.chapam.com.br Fabricante de alças, antenas, bagageiros, cavaletes, guidões, pedai de freio, protetores, suportes diversos, etc.

J3 METALURGICA E SERVIÇOS LTDA –AURORENSE

RUA ABEL RIBEIRO, 507 – PARANGABA CEP: 60721-055 – FORTALEZA/CE TELEFONE: (85) 3484.6533 https://aurorense.com.br/

Maggion Ind. de Pneus Máquinas Ltda

RUA JOSÉ CAMPANELLA, 467 07112-100 – GUARULHOS – SP Tel.: 11-2229-9200 Site: www.maggion.com.br

Marelli Cofap do Brasil

Av. Manoel da Nóbrega, 196 09380-120 - Mauá - SP 0800 019 4054 www.mmcofap.com.br

Melc Ind. e Com. Ltda.

Av. Armando Giassetti, 501 Torres S. José 13214-525 Jundiaí – SP Tel.: (11) 4815-9200/9202 Site: www.melc.com.br Fabricante de Peças Plásticas em geral.

Metalúrgica Fortuna Ltda.

Rod. Marechal Rondon, KM 517 (600 mts) 16204-104 - Birigüi - SP Tel (18) 3642-3846 / Fax (18) 3641-1052 E-mail: vendas@fortunaescapamentos.com.br Fabricante de Escapamentos p/ motocicletas

MGO Molas Ind. De Motopeças Estrada Vovó Carolina, 2931 08473-370 – São Paulo – SP Tel: (11) 2731-5608 Tel: (11) 2731-5724 contato@mgomolas.com.br

MEGA MOTO BRASIL IND. E COM. DE PEÇAS E ACESS. LTDA RUA ESTER BIELENKI, 33 – POÁ/SP – CEP 08561-120 Tel: (11) 4342-2252 E-mail: contato@megamotobrasil.com.br Site: http://www.megamotobrasil.com.br/

MT ACESSÓRIOS

Rua Conego Agostinho, 1856 62900-000 – Russas – Ce Tel.: (88) 3411-2305

E-mail: mt.acessorios@hotmail.com Site: www.mtacessorios.com.br

Nachi Brasil Ltda Av. João XXIII, 2330 08830-000 Mogi das Cruzes – SP Tel.: (11) 3284-9844 Fax (11) 3284-1751 Site: www.nachi.com.br Fabricante de: Rolamento de rodas, transmissão e virabrequim p/ motocicletas e p/ aplicações auto-elétrico e industrial

Nakata Automotiva Av. Fukuichi Nakata – Pavilhão C, 451/539 09950-400 - Diadema - SP 11 3602 8015 www.nakata.com.br

NEXTPART MOTO COMPONENTES LTDA

RUA MATEUS JOSÉ, 1233 CEP: 02166-000 – SÃO PAULO/SP contato@nexpart.com.br http://nexpart.com.br/

Pantaneiro Ind. E Com. De Capas Eireli Rua Visconde de São Leopoldo, 795 93025-400 – São Leopoldo – RS Tel.: (51) 3590-4217 Site: www.pantaneirocapas.com.br

Plasmoto Ind. Com. e Repres. Ltda.-ME R. Sete de Setembro, 71B 11013-350 Santos – SP Tel/Fax (13) 3234-1211 E-mail: plasmoto@uol.com.br Fabricante de peças de plásticos em geral.

Piracapas Capas e Bancos p/ Motoc. Ltda.

R. Augusto de Lello, 1.000 13414-132 - Piracicaba - SP Tel (19) 3421-7800/Fax (19) 3421-6455 Site: www.piracapas.com.br E-mail: piracapa@terra.com.br Fabricante de Capas p/ Bancos.

Polivisor - Ind. e Com. de Viseiras Ltda-EPP

Av. Dr. Comendador Santoro Mirone, 970 13347-300 - Indaiatuba - SP Tel (19) 3935-7352 Fax (19) 3935-1327 Site: www.polivisor.com.br e-mail: polivisor@polivisor.com.br Fabricante de viseiras e acessórios para capacetes.

Polimet Ind. Met. Ltda

Av Industrial, 797 - Campo de Boituva 18550-000 Boituva - SP Tel.: (15) 3363-8633 e-mail: polimet@polimet.com.br Fabricante de barras estabilizadoras, bagageiro, escapamento, guidão, protetor, estribo pedais de freio e alças

Protercapas Ltda

Av. Ângelo Altoé, 2040 – Loja 1 Bananeiras 29375-000 Venda Nova do Imigrantes - ES Tel (28) 3546-6276 SAC 0800-285-3050 Site: www.protercapas.com.br E-mail: protercapas@protercapas.com.br Fabricante de capas e acessórios

Pro-Tork Ind. Com. Equip. P/ Motoc.

R. Odilon Leite Rodrigues, 1479 Sala 1 Parque Industrial III 84940-000 - Siqueira de Campos - PR Tel.: (43) 3571-8500 E-mail: marketing@protork.com Site: www.protork.com Fabricante de escapamentos, bagageiros, guidãos, protetores, tanques de combustível, espelhos

ProVision Com. de Plásticos e Acessórios Ltda.

R. Das Dalias, 214 03202-060 São Paulo – SP Tel.: (11) 2341-4605 Site: www.provisionviseiras.com.br

29 Anfamoto em Revista - Edição 161

Rinaldi S/A Ind. de Pneumáticos

R. Luiz Alegretti, 193 - Licorsul 95700-000 - Bento Gonçalves - RS Tel (54) 3455-7500 / Fax (54) 3455-7575 E-mail: rinaldi@rinaldi.com.br Site: www.rinaldi.com.br Fabricante de Pneus e câmaras de ar

Roncar Ind. e Com. Ltda Site: www.roncar.com.br

Fabricante de escapamentos, alças de selim, protetores e guidões.

RTO - Ind. e Com. de Artefatos de Borracha Ltda.

Av. Itaberaba, 1286 02734-000 - São Paulo - SP Tel (11) 3975-4437 E-mail:rtoretentores@ig.com.br Fabricante de artefatos de borracha, retentores e diafragmas.

SKF DO BRASIL LTDA

Av. Marginal do Ribeirão dos Cristais, 200 07750-000 - Cajamar - SP Telefone : 11- 4448 8624 www.skf.com

Sabó Ind. e Com. de Autopeças S/A

R. Matteo Forte, 216 – Lapa 05038-160 São Paulo – SP Tel: (11) 2174-5994 Fax: (11) 2174-5777 E-mail: daniella@sabo.com.br Site: www.sabogroup.com.br

Slyck Ind e Com. de Retrovisores Ltda

R. José Del Roio, 316 12908-844 - Bragança Paulista - SP Tel /Fax (11) 4603-1331 E-mail: slyckretrovisores@terra.com.br Fabricante retrovisores

SOFAPE Fabricante de Filtros Ltda (Tecfil)

Rod. Pres. Dutra, km 213,8 07183-904 – Guarulhos – SP Tel.: 11-2145-5890 Site: www.tecfil.com.br

Fabricante de Filtros

Soretto Fáb. de Cabos Automotivos Ltda

Rua Arthur Rodrigues de Castro, 352 135570-410 São Carlos – SP Tel.: (16) 3411-6688 E-mail: Waldemar@dewan.com.br Site: www.dewan.com.br

Sportive Ind. E Com. de Peças p/ Motocicletas Eireli Estrada Geraldo Costa Camargo, 472 galpões 63 e 97/98/99 13187-115 – Hortolândia – SP Tel.: 19-3965-8864

Email: Sportive.plasticos@terra.com.br Fabricante de plásticos para motocicletas

Taurus Blindagens ltda. AV. TAURUS, 10 83.800-000 - MANDIRITUBA – PR (41)3626-8000 www.taurushelmets.com

Technic do Brasil Ltda R. Vereador José Nanci, 335 09290-415 Santo André – SP F. (11) 4977-8838 Fax: (11) 4977-8877 E-mail: marketing@pneustechnic.com.br Site: www.pneustechnic.com.br Fabricante de Pneus para motocicleta

TMD Friction do Brasil S/A (Cobreq) R. Tupi, 293 - Vila Mariana 13330-000 - Indaiatuba - SP Tel (19) 3894-9783 / Fax (19) 3875-8432 Site: www.cobreq.com.br Fabricante de Pastilhas e Lonas de Freios.

TOP Light

Av. Armando Giassetti, 501 Torre S.José 13214-525 Jundiaí- SP Tel.: (11) 4815-9202 e-mail: comercial@toplight.ind.br site: www.toplight.ind.br Fabricante de lentes e lanternas traseiras completas.

Torbal |Ind. e Com. de Escapamentos LTDA RUA NITERÓI, 499 08573-270 – ITAQUAQUECETUBA – SP 11-4640-1853 www.torbal .com.br compras@torbal.com.br

TRATTO PARTS COMERCIAL LTDA

RUA SÃO PAULO APOSTOLO, 101 SALA 11 CEP: 06411-070 – BARUERI/SP contato@trattomoto.com http://trattoparts.com/

Valflex Juntas e Filtros Ind. Com. Ltda. R. Artur Pereira, 11/13 - JD Iguatemi 08381-580 - São Paulo - SP Tel/Fax (11) 2317-3388 FAX (11) 2917-2595 Site: www.valflex.com.br E-mail: valflex@valflex.com.br Fabricante de Juntas p/ Motos e peças em geral.

Valplas Ind. e Com. Motopeças Ltda R. José Del Roio, 501 - JD. São Lourenço 12908-844 Bragança Paulista - SP Tel.: (11) 4603-1331 e-mail: valplas@valplas.com.br site: www.valplas.com.br Fabricante de: Piscas, lentes e lanternas

Vedamotors Ind. e Com. de Juntas Ltda Rod. BR-470, 2795, KM 129

Bairro Salto Pilão

CEP: 89182-000 Lontras (SC) Brasil Tel.: (47) 3411-0500

E-mail: vedamotors@vedamotors.com.br Site: www.vedamotors.com.br

Fabricante de juntas e jogo de juntas, anéis de escape, peças em borrachas, coxim, buchas, filtros de ar, óleo e combustível, biela, kit cilindro, kit pistão, válvula, disco de embreagem, vareta válvula, guarnições, reparo do carburador e injeção, componentes eletroeletrônicos.

Wabtec Brasil Fab. e Man. de Equipamentos Ltda

R. 19 de novembro, 305 - São Cristovão 15910-000 - Monte Alto - SP Tel (16) 3244-5000 / Fax (16) 3243-2046

E-mail: comercial@diafrag.com.br Site: www.wabtec.com

Fabricante de Coletores, patins, pastilhas de freio, mesas, cubos, flange e mesas.

Wester Ind. e Com Ltda

R. Gustavo Zimmermann, 8463 - Bloco A Itoupava Central 89063-002 Blumenau - SC Tel.: /FAX: (47) 3337-5054 Site: www.wester.com.br E-mail: wester@wester.com.br Fabricante de peças e acessórios para moto

ATACADISTAS

Alfa Motos

Av. Diogo Naves, 251 – Qd. 8 – Lote 9 74370-695 – Goiânia – GO E-mail: alfamotos.adm@gmail.com

Black Morgan Moto Peças Eireli (Stallion Moto Peças)

RUA PROF. SEBASTIANA SILVA MINHOTO, 232 TATUPÉ - SÃO PAULO/SP 03316-030 TEL.: (11) 2936-3663/2936-1110 SITE: www.stallionmoto.com.br

Br Motorsport Com. Import. E Export Ltda

Endereço: Al Tocantins, 764 – Alphaville Industrial – Barueri/SP – CEP 06455-020 11-2666-2999 www.brms.com.br

30 Anfamoto em Revista - Edição 161

Ciclo Cairu Ltda.

R. Cairu, 601 Setor Industrial 76970-000 Pimenta Bueno – RO Tel.: (69) 3451-0500 Fax: (69) 3451-2367 e-mail: vendas@ciclocairu.com.br Site: www.ciclocairu.com.br

Com. de Motos Matsuo Ltda. R. Guaycurus, 532 05033-001 - São Paulo - SP Tel (11) 3864-2711 Site:www.motomatsuo.com.br

Comercial Automotiva Ltda. - DPK

R. Edmundo Navarro Andrade, 1700 Pq. Indl. 13031-695 Campinas – SP Tel.: (19) 3772-8649 Fax.: (19) 3772-8655 Site: www.dpk.com.br

Comercial Motociclo S/A.

R. Francisco Souza dos Santos, 731 1º andar - Jd Limoeiro 29164-153 - Serra - ES DISQUE-PEÇAS: 0800-979 1055 Site: www.motociclo.com.br

Fml Confecção Comércio Import. e Export. de Acess e Vest. Eireli - Tutto Moto

Endereço: Rua Guaipá, 939 – São Paulo/SP –CEP 05089-001 Telefone: 11-5055-4380 www.tuttomoto.com.br

GV1 IMP. E EXP. LTDA

Av. Nove de Julho, 3229, Sala 503 Jardim Paulista - São Paulo - SP 01407-000

Imotopeças Digital de Varejo de Motopeças, Acessórios e Duas Rodas Ltda

Av. Nove de Julho, 3229 sls. 506 à 509 01407-000 – São Paulo – SP Tel.: 11-3539-6811 Email: imotopecas@imotopecas.com.br Site: www.imotopecas.com.br

INTERNACIONAL FORTUNE BUSINESS

R. Urbano Santos, 547. 07182-320 – Guarulhos - SP 11- 2087-7755 www.ifbimport.com.br comercial@ifbimport.com.br

L.M. Moto

Av. Brasil, 2420 35590-000 - Lagoa da Prata - MG Tel.:0800-702-4044 Site: www.lmmoto.com.br E-mail: contato@lmmoto.com.br

Lagoa Motoparts

R. José Américo de Almeida, 14 30520-230 - Belo Horizonte - MG Tel/Fax (31) 2121-0005 Site: www.lmp.com.br

Láquila Peças Ltda.

R. Riciere Bernardi, 283 Campo Fundo 83430-000 Campina Grande do Sul – PR Tel (41) 3012-6333 Site: www.laquila.com.br

Leone Motoparts Solutions

R. General Osório, 691 01213-003 - Santa Ifigênia - SP wleoneoriginalparts@gmail.com Montanna Distribuidora de Motopeças Ltda.

R. Ásea, 97 - Vl. Monteiro Lobato 07190-020 - Guarulhos - SP Pabx (11) 2475-7000 Site: www.montanna.com.br

Melo Distribuidora de Peças Ltda

R. Tefé, 487 – praça 14 69020-090 Manaus – AM Tel.: (92) 2121-4000 Site: www.melopecas.com.br

Motospirit

R. Urbano Santos, 151. 07182-320 – Guarulhos - SP 11- 2087-7750

Mundopeças do Brasil Ltda.

R. Edgar Linhares, 499 - Nova Esperança 88336-210 - Balneário Camboriú - SC Tel.: (47) 3366-1728 / (47) 3366-0449 e-mail: mundopecas@mundopecas.com.br Site: www.vmg-far.com.ar / www.amortiguadoresfar.com.ar

Nacar Comercial Importadora e Exportadora LTDA

Rua Guaipá, 925 – São Paulo/SP CEP 05089-001 www.nacar.com.br

Orleon Motopeças

R. Gal. Osório, 521 Santa Efigênia 01213-001– São Paulo – SP. Tel.: (11) 3225-2233 e-mail: orleonmotos@terra.com.br

Pellegrino Distribuidora de Autopeças Ltda

Rua Ernesto de Castro, 37 – Mooca 03042-900 – São Paulo – SP Tel.: 0800-178288 Site: www.pellegrino.com.br

PERIMETRAL COMERCIO DE ACESSORIOS

PARA MOTOCICLETAS LTDA (GP TECH)

PRAÇA DR. ADHEMAR DE BARROS, 68SANTO ANDRÉ/SP – CEP 09020-020 Tel: (11) 4432-1430 E-mail: comercial@gptech.com.br Site: https://www.gptech.com.br/

Quality e Winner Motors Importacao e Exportacao Eireli

RUA BAHIA 383 cep. 06401-147 BARUERI - SP Tel.: 11 2134 3400 site: winner-motors.com.br

RADAR BORRACHAS LTDA

RUA ITAUNA, 846 - SÃO PAULO/SP – CEP 02127-000 Tel: (11) 2207-1267 E-mail: radarborrachas@radarborrachas.com. br Site: https://www.radarborrachas.com.br/

RCL Peças Ltda

Rodov. RN 117, nº 450 Dr. Sebastião Maltez 59780-000 Caraubas – RN Tel.: (84) 3337-2547 Fax.:(84) 3337-2924 E-mail rclvendas@hotmail.com

RIFFEL MOTO PEÇAS LTDA

Rua 7 de setembro, 1760 - 4º andar –BLUMENAU/SC – CEP 89010-204 Tel: (47) 3231-0500 E-mail: sac@riffel.com.br Site: https://www.riffel.com.br/

R. Damásio o (Ceará) Importação de Peças e Acessório Ltda

R. Felix Pacheco, 866 Centro 64001-160 Teresina – PI Tel.: (86) 3131-8300 Fax: (86) 3131-8444 E-mail: rdamasio@rdamasio.com.br

RPR Motopeças – CAR Central

Rua Ernesto de Castro, 37 – Mooca Cep: 03042-900 – São Paulo – SP Tel.: 11-2168-6000 Fax: 11-2168-6006 Site: www.rpr.com.br

Sandro Motos

R. Vitorio Gasparo, 160 Mini Indl. Adail Vetorazzo 15046-768 S. José do Rio Preto- SP Tel.: (17) 2139-9999 E-mail.: sandro@sandromotopecas.com.br

31 Anfamoto em Revista - Edição 161

SBS Com. de Veículos Ltda.

R. Visconde do Rio Branco, 320 14015-000 Ribeirão Preto – SP Tel (16) 3977-2777 E-mail: sbs@convex.com.br

SK AUTOMOTIVE DISTRIBUIDORA DE AUTOPEÇAS LTDA

AV. PRES. CASTELO BRANCO, 7777 05034-000 – SÃO PAULO – SP 11-3616-0622 www.skautomotive.com.br

STLU IND. E COM. DE ARTEFATOS

PLASTICOS LTDA

AV. ELDORADO 1010 – ITAQUAQUECETUBA/ SP – CEP 08577-020 Tel: (11) 2785-0022/2723-2340

Tmac Comércio de Autopeças Ltda

Rua Dias da Silva, 479 02114-001 – São Paulo – SP Tel.: (11) 3542-1738 E-mail: alex@tmacimport.com.br

UNIFORT LTDA

AV. AMAZONAS, 4333 32602-505 – BETIM – MG (31) 2191-5500 www.unifort.com.br

Victor Moto Peças

Av. Jabaquara, 402 / 406 04046-000 - São Paulo - SP Tel (11) 2275-8478/Fax (11) 2275-9804 Site: www.victormotopecas.com.br e-mail: comercial@victormotopecas.com.br

Wing Com. Moto Peças Ltda

R. Gal. Osório, 495 01213-000 - São Paulo - SP Tel: 0800 772 22 02 - (11) 3223-1107 Fax: (11) 3223-6613 e-mail: vendaswing@wingmotos.com.br www.wingmotos.com.br

LOJISTAS

A.A COMERCIO DE PEÇAS E SERVIÇOS PARA MOTOCICLETAS EIRELI - LOJA DO MOTOKEIRO

Endereço: RUA DA CONCÓRDIA, 485 –BAIRRO SÃO JOSÉ

CEP: 50020-055 – RECIFE/PE TEL: 81-3224-1549

Casa do Capacete Eireli

Rua Melo Alves, 66 – São Paulo-SP – CEP 01417-010 www.casadocapacete.com.br

Promotos Com. de Peças e Motos Ltda Av. XV de Novembro, 300 Centro 86300-000 Cornélio Procópio – PR Tel.: (43) 3524-2040 Fax: (43) 3523-2002 Site: www.promotos.com.br E-mail:falecom@promotos.com.br

Wal Custom

R. General Osorio 604 - Shopping General Lojas 12, 13, 14 Santa Efigênia 01213-010 –São Paulo - SP Tel.: (11) 3337 0222 / Fax 3331 3882 E-mail: walcustom@walcustom.com.br

Wheeling Motopeças Av. Água Fria, 1114 Água Fria 02332-000 São Paulo- SP Tel.: 11- 2262-3560 Fax.: 11-2953-2453 E-mail: wheelingmotopecas@ wheelingmotopecas.com.br Site: www.wheelingmotopecas.com.br

Cabral e Araujo Representações Ltda Av. Maria Lacerda Montenegro, 3490 Sl. 101/102 59152-600 Parnamiriam – RN Tel.: (84) 4009-9250 e-mail: comercial@cabralearaujo.com site: www.cabralearaujo.com

Curaçao do Brasil Ltda

R. Felix de Sousa, 247 Vila Congonhas 04612-080 São Paulo- SP Tel (11) 2145-4700/Fax(11) 2145-4747 Site: www.curacaodobrasil.com.br E-mail: info@curacaodobrasil.com.br

Deatik Com. e Representações Ltda

R. Marcos Macedo, 1333 s/ 2212 Aldeota 60150-190 Fortaleza - CE Tel.: (85) 3264-6000 Fax: (85) 3261-3322 E-mail: deatik@deatik.com.br Site: www.deatik.com.br

Jaime Zapellini Representações Ltda

R. Lorival Zocatelli, 41 Vila Lenzi 89252-540 Jaraguá do Sul - SC Tel/Fax (47) 3275-1921 E-mail: zape@netuno.com.br

Martins Representações Ltda

R. Açucenas, 20 Sala 2 Nova Suiça 30421-232 Belo Horizonte – MG Tel.: (31) 3377-9452 e-mail:martinsrep@martinsrep.com.br

REPRESENTANTES

ACD Com. e Repres. Ltda

Av. Santos Dumont, 2828 S/1001 60150-161 – Fortaleza – CE Tel.: (85) 3133-1013 Fax: (85) 3133-1021 Site: www.acdgroup.com.br E-mail: taurusce@acdgroup.com.br

A.V.Lopes Representações Ltda

Estrada Coronel Pedro Correa 740 sala 615 Edificio Prime Design - Jacarepaguá Rio de Janeiro - RJ - 22775-090 Tel.: (21) 96461-9166 e-mail: avlopesrep@gmail.com

Binatti Representações

R. Edgar Linhares, 515 B 88336-210 - Balneário Camboriú - SC Tel.: (47) 3366 7860 Fax: (47) 3366 7860 E-mail: binatti@binatti.com.br Site: www.binatti.com.br MSN: binatti@binatti.com.br SKYPE: binatti_repres

Mateus Moreno Representações Coms. – EPP

Av. Santos Dumont, 371 – Sl. 23 Tel: (11) 4453-3530 E-mail: mateus@motoemarcas.com.br Site: www.motoemarcas.com.br

METHODUS CONSULTORIA E REPRESENTAÇÕES LTDA

ALAMEDA BARÃO DE LIMEIRA, 71 LJ 21 - 2º ANDAR - SÃO PAULO/SP – CEP 01202-001 Tel: (11) 3222-1459 Site: https://methodusconsult.com.br/

Mutual Intern. Representações Ltda.

Av. Santos Dumont, 2828 sl-1704/1705 Aldeota - Cep 60150-161 Fortaleza - CE Tel.: (85) 3133-1002/1004 Fax: (85) 3133-1010 Site: www.acdgroup.com.br

Noa Comércio e Representações Ltda

Av. Conselheiro Carrão, 889 03403-000 São Paulo – SP Tel.: (11) 98368-9873 / 2653-2886 E-mail: noa@noarepresentante.com.br Site: www.noarepresentante.com.br

Nuno Figueiredo Representações Ltda

Al. Ezequiel Mantoanelli, 220, Quadra i Lote 22 Jd Panorama - 13340-350 - Indaiatuba – SP

Tel.: (19) 3825-1020 Fax: 0800-725-5580 E-mail: nfcomercial@terra.com.br / nfvendas@terra.com.br

32 Anfamoto em Revista - Edição 161

Reney Soares Representações Ltda.

R. Prof.clemente Pinto, 41- Medianeira 90870-220 – Porto Alegre –RS

Tel.: (51) 3233- 0511 /FAX: (51) 3231-6014 E-mail: reneys@terra.com.br

Ricardo Dearo Representações Ltda Rua José Mega, 111 14091-480 – Ribeirão Preto – SP Tel.: 16-3289-3955 Celular (16) 99766-9684 Email: paulo.dearo@terra.com.br

Sudamérica Marketing Repres. S/S Ltda-Me

Av. Dr. Luiz Arrobas Martins, 548 Veleiros 04781-001 - São Paulo - SP Tel.: (11) 5548-4226 / Fax. (11) 5521-6923 E-mail: sudamerica@terra.com.br Site: www.kmcchain.com.br

ENTIDADE DE CLASSE

Motorcycle Industry Council, Inc. (Mic) 2 Jenner Street, Suite 150 Irvine, CA 92618-3812 - USA Fone (1) (714) 727-4211 - extension 3028 Fax (1) (714) 727.4217

ASSOMOTOS- Associação das empresas Revendedoras e Prestadoras de Serviço de Moto Peças

Rua Antenor Frota Wanderley, 535 60020-350 – Fortaleza – CE Tel.: (85) 3254-7661 E-mail: assomotos.ceara@hotmail.com

33 Anfamoto em Revista - Edição 161
34 Anfamoto em Revista - Edição 161
PARA MÃO-DE-OBRA NO ESTADO DE SÃO PAULO - 2019/2020 (VALORES EM REAIS R$)
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.